Resenha #10: Temporada de Acidentes de Moïra Fowleydoyle

Titulo: Temporada de Acidentes 
Titulo Original: The Accident Season
Autora: Moïra Fowleydoyle
Editora: Intrínseca
Paginas: 256
Ano: 2016
ISBN: 9788580578942
Nota: 5/5 (Favoritado)











Esse é um daqueles livros que você se sente atraída pela capa e pelo titulo, isso é inevitável. A proposta do livro é interessante e diferente do que já foi lançando, por isso ele ficou tão famoso no mundo literário. 



Cara e sua família sofrem todo mês de Outubro sofre com a inexplicável Temporada de Acidentes, onde eles tem que redobrar suas atenções (usar mais roupas, tomar mais cuidado ao sair de casa, guardar todos os utensílios pontiagudos e eletrônicos), mas mesmo com todos os cuidados eles ainda sofrem com ossos quebrados, pontos e até mesmo mortes. Todos tentam encontrar uma explicação, mais nada justifica a causa das temporadas.

Com o tempo eles acabam desistindo de encontrar uma explicação plausível e vivem um dia de cada vez. Mas esse ano Cara tem um pressentimento de que vai ser a pior temporada que ela e sua família já vivenciou, o que aumenta ainda mais o seu medo. 

Ao mesmo tempo em que Cara e seus irmão estão tentando sobreviver a mais uma temporada eles descobrem quem são os verdadeiros amigos, aqueles que realmente valem a pena, qual o amor que eles gostariam de vivenciar e principalmente descobrem os segredos que estão na família a muitos anos. 

Cara tem o dom de enxergar o mundo de uma forma diferente, de uma forma mágica. Confesso, que no começo você pode ficar perdido, assim como eu, tentando descobrir o que é real ou não, mas conforme a leitura vai avançando você começa a perceber que a visão de Cara vai muito mais além da realidade triste e muitas vezes dura. 

Cara acredita que existe uma força mística que conduz as nossas vidas. Cara acredita na fantasia, acredita que há uma coisa maior por trás da temporada de acidentes.  A história é toda envolvida por um mistério, algo que no começo podemos perceber que vai além daquilo, que o motivo é de certa forma grandioso.

A narrativa é fluida e é quase impossível parar de ler ler até a última linha, você quer saber o motivo da temporada, qual a solução do mistério., do segredo que envolve Cara e sua família. Devo dizer, que fiquei emocionada com o final, não por o motivo ser inovador, mas da forma como ele é contado ao longo do livro. Você fica tão preso pela visão de Cara que chega em um certo ponto, da descoberta, a revelação por mais sutil que seja é dolorosa e você sente, assim como os personagens. 

Muitas pessoas podem não gostar desse livro, por causa do elemento fantástico, mas é justamente esse elemento que torna o livro encantador e que trata de um assunto, importante, de forma sutil. E se pararmos para pensarmos, na maioria das vezes quando ainda eramos crianças, nós recorríamos a nossa imaginação, criando mundos, amigos, namorados, uma historia diferentes da que estamos vivendo, para enfrentar algum problema. 

Depois que terminei, fiquei extremamente tocada e eu tenho certeza de que vou me lembrar dele sempre, não importe quantos anos se passem. 

Por hoje é só pessoal, espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!


Não se esqueçam de nos seguir no InstagramFacebook e no Twitter.





Comentários